segunda-feira

Nove decadas

Outro dia foi aniversário de 90 anos da minha bisávo.
NOVENTA anos! Foi aquela festança, 3 dias de almoços, jantares e piadinhas infames. Duzentas pessoas da família e eu só conhecia umas 20.
E Vó Tamira tava que era só felicidade, com suas madeichas brancas e aquele sorriso inconfundivel.
Eu como não conhecia ninguém, optei por ficar "bajulando/pajiando" meus primos, ser a neta/bisneta mais velha tem suas particularidades, você nunca se sente o bastante adulta pra compartilhar das conversas dos tios e nem o bastante crianças pra correr pelo patio com os primos.
Dae fiquei pensando: 90 anos é muita, mas muita coisa. Chegar lá com a lucidez que minha bisa chegou então é praticamente um milagre.
Na verdade, minha vó é praticamente um milagre, tenho uma foto de quando eu tava com uns cinco meses no colo dela e ela não mudou nada, vinte anos depois é a mesma coisa, tá certo que ultimamente ela não anda tanto quando andava 20 anos atrás devido a um problema no pé, mas com 90 anos ela bebe sua cervejinha, vai em todas as festas da família e das empresas da família, vive me dando conselhos sobre namorados, ou melhor vive me falando que esse negocio de namorar não compensa, namoro é só quando tiver com idéia de casar, eu acho o maxímo, sem falar do bom humor dela, sempre entregando os podres do meus tios quando mais novos e com a piadinhas sobre não ter muito o que fazer:
- Ô minha minina como que tá o trabalho lá?
- Nossa vó, daquele jeito de sempre, trabalhando muito graças a Deus, numa cansera, senhora precisa de ver.
- Ahh tem que ser é igual eu que fico deitada dia todo só descansando hehehe..
Uma gracinha ela.
É como agente tava comentando no aniversário dela, nunca vi uma pessoa com tamanha capacidade de adaptação. Afinal de contas, pensa como era as coisas há 70 anos atras, quando ela é quem tinha 20 anos.

Parabéns Vó Tamira!

Nenhum comentário: